quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Atividade 1 - 4º Encontro

Atividade 1 - Metodologia x Tecnologia

- Assista ao vídeo "Tecnologia ou Metodologia": (Clique no botão "play" par ainiciar. O vídeo demora um pouco para carregar, porém, caso não consiga visualizar o vídeo clique no título para assistí-lo direto da página do youtube.)

- Faça as seguintes leituras:

- Agora reflita e discuta com seus colegas, através de comentários no blog da oficina, sobre as seguintes questões:

  • Equipar as escolas com laboratórios de informática e utilizar as tecnologias em contexto educacional significa mudança de prática pedagógica convencional?
  • De que forma o professor mudará sua postura frente às tecnologias em contexto educacional?
  • O que é necessário para que as tecnologias contribuam para a aprendizagem de nossos alunos?
  • Como o blog pode contribuir para essa mudança de postura/prática frente às TIC's?

13 comentários:

Vanessa Quadros de Oliveira disse...

Conforme o vídeo e os textos apresentados não adianta de nada o professor dispor de recursos tecnológicas na escola se a metodologia de ensino utilizada for a mesma.
Muitos professores estão despreparados para fazer uso da tecnologia em sala de aula.
Acho que todos os educadores deveriam aprender já nos cursos de graduação a utilizar essas ferramentas para trabalhar com seus alunos, pois muitos professores universitários exigem de seus alunos (futuros professores) metodologias atualizadas e eles mesmos ainda trabalham com o método tradicional...
Acredito que há possibilidade sim de unir tecnologia e metodologia, se os professores forem preparados para isso.

deisi disse...

Após a leitura dos textos indicados, posso dizer que muitas dúvidas que tinha com relação ao uso deste recurso pedagógico foram esclarecidas, pois gostei muito dos artigos da autora Vera L. Câmara Zacharias, quando ela pontua que usar o laboratório de informática simplesmente por modismo não é interessante tanto para nós educadores quanto para o educando que o acessa. Acredito que nós profissionais devemos elaborar projetos de pesquisa que envolvam os educandos de tal forma que estes tenham interesse em desenvolvê-los. Segundo a autora devemos pensar que utilização se vai dar à máquina! Sabe-se que a informática a serviço da aprendizagem propicia grandes conhecimentos, porém para atingi-los de forma plena e positiva depende de nós, quem orienta. É uma ferramenta multidisciplinar, os alunos contam com a interatividade e a programabilidade possibilitada pelo computador, más é apenas um meio, como disse David A. Dockermann(1991), "A Escola Ideal é uma escola onde a aprendizagem ocorre com e não a partir dos computadores".

iracema disse...

Assistindo ao vídeo pude constatar que nada mudou ,pois a professora tendo a sua disposição a tecnologia continuou com seu método natural,ela não soube como usar toda ferramenta . Os professores não estão preparados para toda esta tecnologia em sala de aula e também não sabem como preparar suas aulas as utilizando a seu favor. È claro que não se pode usar simplesmente por modismo e sim para transformar suas aulas em algo mais proveitoso, fazendo tudo isso através de projetos para que os alunos possam aproveitá-las com mais entusismo. Podemos unir o útil ao agradável,isto é tecnologia com metodologia, mas bem consciente de que este é mais um instrumento a nossa disposição.

Michele Felkl disse...

Isso aí meninas!!! Vocês estão certíssimas, não podemos negar um recurso por simplesmente não saber usá-lo como também não podemos usá-lo pelo simples modismo. A tecnologia está aí, não podemos negá-la, mas sim, usá-la a nosso favor, fazendo projetos, como vocês mesma disseram, que façam com que os alunos vejam sentido ao estar usando o laboratótio de informática de nossa escola! Abraços!

Leopoldina Guincheski disse...

Em relação ao vídeo, vi que a intenção de nos fazr refletir foi atingida. Mas é ingênuo de nossa parte pensar que essa professora mudaria seu método em apenas uma semana se as transformações na escola acontecem de maneira bem mais lenta?
O vídeo eos textos se complementam, porque não basta somente equipar as escolas com tecnologia, é necessário que os professores estudem e compreendam que o computador é um aliado como ferramenta no processo ensino-aprendizagem interdisciplinar e não é uma obrigatoriedade ou disciplina curricular.

Leopoldina Guincheski disse...

Sem dúvida Vanessa. Há possibilidades de unirmos tecnologia e metodologia se estudarmos para que isso aconteça, como disse ZACHARIAS em seu artigo, "a tecnologia deve nos servir."

Vera Kilpp disse...

Após assistir o vídeo e ler os textos concordo com as minhas colegas, Deise,Iracema, Leopoldina e com nossa profª Michele, precisamos saber usar essa nova ferramenta em nossas aulas, assim como aprendemos a usar outros recursos em nossa caminhada, esse usar deve se adequar a um método mais eficiente moderno, e não fazer como a professora do vídeo usou a tecnologia porém manteve o método. Assim afirma a mestre em Educação Professora Vera Zacharias:"... qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais altamente elaborado, depende de quem o usa e de como isso é feito..."

Unknown disse...

Micheli não sei o que houve antes de postar no blog estava no orkut da Carolina, minha filha, escrevi e envie quando vi tinha sido enviado com o nome dela, puxa que confusão que fiz, pior que não sei consertar!!!!!E agora como devo fazer!!!Help!!!Desculpe!!!

Simone Oliveira da Silveira disse...

após ter lido os textos e assistido o vídeo, concordo com o que diz a colega Vanessa, não adianta nós educadores dispormos de novas tecnologias se a nossa metodolgia continua a mesma. Acredito na potencialidade de cada um e sei que faremos o possível para que metodologia e tecnologia se complementem para obtermos um ensino de qualidade.

Nilza Dias Aguiar disse...

Embora um pouco atrasada para contribuir registrando meu comentário, não deixarei de fazê-lo.
Após ler os textos sugerido pela professora e mesmo antes, tenho a certeza que todos nós estamos convencidos que o recurso do blog é instigador. Nós professores no momento em que estamos nos apropriando desta ferramenta, já estamos motivados, não faltamos as aulas, gostamos de ler o que nossos colegas escrevem, imaginem os alunos, que já têm atração por tudo que é virtual.Quanto ao uso do blog em sala de aula , acredito que será de uma grande riqueza as trocas de idéias, É muito bom estar integrada neste grupo que acredita que é possível inovar, caso contráro não estaríamos aqui.
Nilza

TUKA disse...

Estamos nos preparando para atuar com os recursos tecnológicos, que a professora Micheli está nos oferecendo.Acredito que todos os professores deveriam ter a mesma oportunidade que nós.A maneira de trabalhar em sala de aula deve unir teoria e prática, com metodologia moderna e atualizada. Não basta exigir do aluno.É preciso que nós, professores nos atualizemos também.

Dani disse...

Após fazer as leituras e assistir o vídeo,concordo com as colegas.É preciso que a metodologia de trabalho caminhe junto com a tecnologia, mas para que isso aconteça, é necessário que os professores aprendam a usar essa "ferramenta multidisciplinar",saber o que fazer e como fazer.Ao contrario do video,é um processo lento,mas chegamos lá...Nós já começamos.

HAMILTON disse...

vyhpgklfComo os colegas eu também fiquei bem ciente que a informática por si só não melhora nossa prática pedagógica, vamos ter que com muito boa vontade buscar adaptar nossa prática ao apóio da informática, de tal forma estaremoas indo de encontro ao interesse dos alunos, o que nos facilitará muito,porém vamos ter que trabalhar em equipes ,isto é trocando nossas experiências com isso além de facilitar o trabalho de cada um vai facilitar nossa interdisciplinaridade.